sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Muito longe de uma oração: Mentalidade da Gratidão

Faz um bom tempo que não dedico um tempo em escrever um pouco sobre meus pensamentos
e observações da vida. Mas dessa vez, veio que por necessidade!!!



Um dos grandes ensinamentos que tive com minha esposa era o tal do pecar por omissão [1].
Confesso que na época foi difícil eu internalizar isso, mas depois que entendi muito coisa mudou para melhor em minha vida, meus propósitos e no meu estilo de vida.

Então, se você sabe (de maneira comprovada e na prática. Não vale "eu ouvi que uma prima de um amigo meu fez...") algo que é bom e benéfico e não compartilha, então isso é pecar por omissão.

Bom, a um tempo me deparei com uma coisa muito benéfica que coloquei em prática (lado cientista fala mais alto!). A cada novo ciclo que eu testava, mais me surpreendia com os resultados!

É uma técnica que mistura de oração e meditação chamada de Conexão de Quatro Etapas [2]. A ideia aqui não é entrar em conflito com nenhum dogma religioso ou algo do tipo. É algo que eu sempre acreditei e que com os passar do anos, minha intuição me guiava para este caminho e que agora encontrei uma técnica que funciona e faz bem!

Resumidamente, vou descrever os passos dessa técnica. O resto é por sua conta! A única coisa que posso dizer é: eu adotei essa técnica na minha vida diária e tenho resultados surpreendentes e o objetivo é compartilhar algo bom para quem desejar sair da estagnação e gerar coisas boas para si e para outras pessoas.

No pior que pode acontecer é você dedicar 10 minutos da sua vida cotidiana para você relaxar.

1 - Elevação mental

  • Sente-se em um lugar calmo e relaxe! Mantenha a coluna ereta. Não precisa fazer nenhuma posição com as mãos ou postura especial. Só sente-se confortavelmente.
  • Respire fundo (respiração abdominal) umas 20 vezes até relaxar por completo. Se precisar, respire mais até relaxar. 
  • Deixe os pensamentos passarem, mas não se apegue a nenhum. Só evite pensamentos ruins, se concentre nos aspectos bons da sua vida!
  • Agradeça por tudo que você tem real gratidão. Deve-se aqui atingir o sentimento real de gratidão!

2 - Conexão

  • Agora, com esse sentimento de gratidão, direcione suas mais nobres intenções a todos as pessoas que rezam, oram e meditam no mundo.

3 - Ajuda ao mundo

  • Agora direcione suas intenção ao líderes (pessoas que tem o poder de levar as outras pessoas): Governamentais, religiosos, sociais e da sua comunidade de convívio.
  • Logo em seguida, envie suas intenções aos hospitais/instituições de saúde, instituições de educação/ensino e ONG (creches, orfanatos, etc...).
  • O por último, mas não menos importante, mande suas intensões às:
    •  pessoas que estão regiões de conflitos/guerra/refugiados e acidentes/catastrofes
    • pessoas em situação de necessidades básicas
    • pessoas em situação de vício.

4 - Merecimento

  • O último passo é dirigir suas intenções a seus pedidos familiares, profissionais e pessoais. Muito foco nessa hora, se não pode acontecer igual ao comercial do guaraná[3]!


Se você costuma meditar ou orar diariamente, dentro de suas cresças, tente adaptar essa sequencia à sua mentalização!

Referências
[1] Bíblia Sagrada. Tiago: 4. 17;
[2] Bruno J. Gimenes. Evolução Espiritual na Prática. Ed. Luz da Serra. ISBN: 978-85-7727-200-6
[3] Comercial Guaraná Antartica. 2000 - https://www.youtube.com/watch?v=hb12S8blFGI

Um comentário:

  1. Obrigado, Mano Helder! Já estou usando e multiplicando esta ferramenta fantástica de amplitude da gratidão.

    ResponderExcluir