sexta-feira, 18 de maio de 2012

Efeitos psicológicos da organização

Conforme já discutimos, a organização é, resumidamente, uma metodologia de potencialização de nossa capacidade de realizar tarefas. 

Porém, implantar essa metodologia em nossas vidas, realmente não é fácil. Se organizar, em um primeiro momento significa trabalhar muito mais do que o normal e num segundo momento a disciplina se torna fundamental para manter a organização.

Então, a força de vontade se torna sua principal ferramenta de trabalho. E o que lhe impede sair do estado do comodismo da situação atual, estagnado na resolução de urgências e reclamações de falta de tempo para uma situação de dinamismo e crescimento? Bom, basicamente a falta de objetos e métodos:
  • Objetivo: A organização depende sobre o que se deseja organizar e para quê. Não adianta dizer "vou organizar minha vida pessoal!" e sair por aí fazendo anotações, guardando coisas em caixas e jogando coisas do lixo. Inevitavelmente, uma hora você vai parar de anotar, porque está anotando coisas demais. Depois vai parar de usar as caixas, porque não tem mais espaço. Daí vai jogar no lixo o que não devia e vai ficar com raiva ou chateado... Divida as áreas a serem organizadas e as organize separadamente. Organize suas tarefas diárias, depois sua lista de compras, depois seu controle bancário, depois sua lista de filmes favoritos. Conforme uma área é organizada, vai surgir um tempo (que foi otimizado) para organizar outra área, e assim por diante. Saiba o que será organizado e mantenha o foco!
  • Método: Uma vez definido um objetivo, é preciso escolher a ferramenta correta para a tender as necessidades da organização. Planilhas ajudam no controle financeiro ou listas de compras, assim como agendas e calendários para tarefas diárias. É importante ter em mente que o processo de qualquer método de organização deve conter ENTRADAS, ACOMPANHAMENTO e SAÍDA. A entrada é o processo de registro do evento (uma tarefa, uma reunião ou um novo produto). O acompanhamento é onde se visualiza as pendências e se toma a decisão de executa-lá. A saída representa a finalização do evento.
Sem um objetivo e um método adequado ao objeto, não há força de vontade que persista por muito tempo. Acabando a força de vontade, logo surgem os aborrecimentos, negligências e o abandono da organização. Voltando ao estado de acomodação inicial de maneira agravada!

Independentemente da sua força de vontade, atento deve-se ficar em relação às armadilhas que podem surgir no caminho:

  • Efeito manada: Organização pessoal (como já diz por si mesmo) é pessoal. É uma trilha que se percorre solitário (ajuda sempre é necessário, mas é você mesmo que deve se organizar!). Porém, em determinados momentos, podemos estar cuidando (ou ajudando) a criar uma cultura de organização (em nossa casa ou em nosso trabalho). Bom, nestes casos, basta que uma vez a metodologia seja negligenciada (total ou parcial) por alguém que, logo mais, outro alguém vai ter o brilhante de pensamento "Há! ninguém vai sentir falta desse procedimento" ou "Fulano não fez, não vou fazer também!". Se nada for feito, é questão de tempo perder todo o trabalhado de organização.
  • Efeito Zeigarnik:  As pessoas lembravam-se das tarefas não concluídas com mais facilidade do que das completadas. Então tenha em mente que, seja qual for a metodologia adotada para realizar a organização, o Efeito Zeigarnik deve ser contemplado. Sua metodologia deve contemplar:
  1. Um sistema de tensão criado quando o indivíduo receber uma tarefa para realizar (ENTRADAS).
  2. Quando a tarefa for concluída, a tensão desaparecerá (SAÍDA).
  3. Se a tarefa não for concluída, a persistência da tensão resultará na maior probabilidade de o indivíduo lembrar-se da tarefa (ACOMPANHAMENTO).
Resumindo, Se você realmente deseja inciar um processo de organização, faço-o com vontade e certo de que haverão dificuldades. Tenha consciência de onde você está e para onde deseja ir! Uma dica: se você tem dificuldade em manter o leme do barco ajustado, procure alguém que possa lhe ajudar a manter o rumo, atuando como um coaching (ou mentoring, conforme a necessidade - em um post futuro comentaremos sobre esses profissionais). Um olhar externo pode ajudar muito!

REFERENCIAS

1. Criação de Uma Ferramenta de Organização Pessoal em um Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância. José Antonio Gameiro Salles. 2001.
2. TAREFA FECHADA, TAREFA ABERTA. MANUEL VIEGAS ABREU. Almedina Brasil. ISBN: 9729822514
3. POR QUE A GENTE É DO JEITO QUE A GENTE É? EDUARDO FERRAZ, 2010. Ed. Gente. ISBN: 857312698
4. Imagem do post: FreeDigitalPhotos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário